quarta-feira, 29 de junho de 2011

Guilhermina Suggia!

Devido a alguma falta de tempo, não publicamos nada no dia de aniversário da Guilhermina Suggia, que nasceu no dia 27 de Junho de 1885 no Porto.
 Foto cedida por Isabel Millet

Queremos agradecer a gentileza e a simpatia da Isabel Millet que nos visitou na semana que passou, que nos fez nova visita esta semana e que gentilmente também nos cedeu algumas fotos da Guilhermina Suggia e da casa que neste momento ocupamos, foi muito agradável recordar os tempos em que Guilhermina Suggia viveu aqui nesta casa e os tempos em que Isabel Millet aqui viveu também.

Isabel Millet escreveu dois livros sobre Guilhermina Suggia, "Guilhermina e Pablo" e "O cão na casa verde" e amavelmente deixou-nos alguns exemplares do livro "Guilhermina e Pablo"que estarão aqui para que quem nos visite possa ter acesso a parte da história desta casa.

Um pouco sobre Isabel Millet:
"Nasci no Porto, em 1952, dois anos depois da morte de Guilhermina Suggia, que foi professora e grande amiga de minha mãe, a quem deixou em herança a casa onde vivia, após o seu casamento com o grande médico e cientista, Dr. José Carteado Mena.
Foi, pois, nessa casa que nasci e cresci, e tudo ali me falava de Suggia, todos os móveis, cortinados, os sofás onde me sentava, a mesa onde comia, a minha cama, que havia sido a dela. Isto, além das inúmeras fotografias que me mostravam a sua imagem, algumas de diva, e algumas mais íntimas, que abundavam pelas gavetas.
É com essa distância e proximidade que sobre ela escrevo; com olhos de quem a vê, glamorosa, e a julga pela sua imagem exterior; e com a alma de quem sente, quase, o murmúrio das suas palavras, exprimindo a sua sensibilidade de artista e de mulher."

"Obrigada Isabel por ter partilhado algumas histórias que irei sempre recordar enquanto andar a passear pela casa. Porque o nosso passado deve sempre ser recordado!
Foi muito bom tê-la conhecido e ter ouvido as histórias que fizeram parte da sua vida. Muito obrigada pela sua partilha! Até breve!" - Sara Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário