sexta-feira, 18 de março de 2011

Naturopatia no Porto - Terapias na Terra!



A Naturopatia é tão antiga quanto à Humanidade. O ser humano sempre procurou lançar mão de procedimentos e produtos naturais para manter a sua saúde, prevenir e tratar as suas doenças.
Ainda que durante muito tempo a Naturopatia tenha sido considerada como um conjunto de conhecimentos meramente empíricos e pouco científicos, é cada vez mais reconhecida como arte e/ou ciência que busca um equilíbrio holístico (orgânico e mental) do ser humano no meio em que vive com o auxílio de métodos e técnicas (os mais naturais possíveis), para diagnose, prevenção e tratamento.
A Naturopatia prevê e utiliza alimentos e nutrientes equilibrados e necessários ao organismo (Trofoterapia),
diversas ervas medicinais (Fitoterapia), sons e ritmos terapêuticos (Musicoterapia), diferentes aromas benéficos para a saúde (Aromaterapia), procedimentos hídricos (Hidroterapia), banhos com água do mar (Talassoterapia), terapias com uso de terras e argilas medicinais (Geoterapia) e inúmeras outras terapêuticas e recursos naturais para a promoção da saúde, prevenção de disfunções orgânicas e reequilíbrio holístico do ser humano, ao longo da vida.
No âmbito da diagnose, a Naturopatia apoia-se na avaliação da íris, dos pulsos, das unhas e de outras partes do corpo e dos seus sinais, que podem indicar desequilíbrios e/ou fragilidades, tanto orgânicos como emocionais.
Em Portugal, a Naturopatia encontra-se como uma das terapêuticas previstas na Lei 45/2003 – Lei das Terapêuticas Não Convencionais. Também referida na Estratégia da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre Medicina Tradicional 2003-2005.

Requisitos de ingresso ao Curso:

ü12º Ano de Escolaridade
ü Idade igual ou superior a 18 Anos
ü Entrevista com o Professor Coordenador

Destinatários:

ü Público em geral;
ü Estudantes da área de saúde;
ü Pessoas que pretendam iniciar uma nova carreira na área da saúde;
ü Pessoas que pretendam qualificação da sua formação e melhoria das suas capacidades.

Objectivos Gerais:

No final do curso, o formando deverá ser capaz de:
ü  Aplicar os conhecimentos e técnicas fundamentais na prática da Naturopatia, de forma competente, responsável e respeitosa em todas as situações.

ü  Desempenhar de forma autónoma os diversos métodos e técnicas adquiridas, tendo em conta as indicações e as contra-indicações, respeitando os parâmetros deontológicos das suas competências.

Certificação:

No final do curso, o formando que demonstrar aproveitamento terá direito a:

Certificado de Formação Profissional, Diploma e/ou Certificado de Frequência.

Duração:

 
3 Anos lectivos: 2600 horas divididas pela aquisição de competências teóricas e práticas + 400 horas de estágio supervisionado (Tratado de Bolonha).

Para mais informações, não hesitem em contactar-nos!
Estamos aqui para si!

Sem comentários:

Enviar um comentário